OLÁ a todos! :D
Há imenso tempo que não aparecia por estas bandas para coscuvilhar um bocadinho mas o trabalho que nos tem sido exigido nas aulas, por parte da professora Paula, é bastante diferente daquele que realizámos ao longo do período passado, o que nos deixa sem tempo para a constante actualização do blog individual, mas para os mais curiosos temos o blog do grupo (http://www.omundodoautismo.blogspot.com) através do qual podem acompanhar o trabalho que vamos desenvolvendo semana após semana. Agora, que é altura de reflecções, aqui estou eu pronta para vos contar as coisas maravilhosas que temos feito, as quais vos vão deixar roídos de inveja e com uma enorme vontade de invadir este mundo que é o autismo, "um mundo aqui mesmo ao lado"!
Este período foi sem dúvida surpreendente! Demos finalmente início ao trabalho de campo, o que nos permitiu estabelecer contacto com diversas crianças autistas e assim, a pouco e pouco, vamos compreendendo melhor o seu universo... É uma sensação única e indescritível! Só através desta aproximação é possível perceber o modo de ser e de agir destas pessoas e como por vezes se torna tão difícil lidar com tudo isto.
Ao longo deste período marcámos diversas visitas em diferentes sítios(escolas e centros) para que pudéssemos comparar as condições e equipamentos destes, para obtermos várias opiniões e testemunhos e ainda estabelcermos contacto directo com esta realidade.Começámos por visitar a escola de Vila Boim onde nos disponibilizaram toda a atenção possível e onde fomos bastante bem recebidas. Ao entrarmos na sala “TEACCH” deparámo-nos com um mundo totalmente diferente do nosso, um mundo marcado por regras e rotinas. Relativamente à estrutura desta, ela é constituída por vários gabinetes individuais (cada menino possui o seu próprio gabinete) e por espaços colectivos onde eles realizam as actividades de grupo. Durante o tempo que lá passámos tivemos o prazer de assistir a algumas dessas actividades e estivemos à conversa com as duas educadoras que nos esclareceram em relação a algumas questões sobre o autismo e nos falaram sobre as suas experiências neste ramo. Dias mais tarde deslocámo-nos até à escola da Malagueira onde fomos igualmente bem recebidas tanto pelos professores como pelos funcionários e onde contactámos com dois dos meninos autistas que a frequentam. Era notório a diferença do grau de autismo que estes possuem em relação aos meninos autistas da escola de Vila Boim. Enquanto que em Vila Boim só um dos meninos falava, na Malagueira ambos falavam e para além disso aprendem a ler e a escrever como todos os outros meninos.
Estas duas visitas foram bastante produtivas para o nosso trabalho pois permitiram que contactássemos com diferentes crianças com graus de autismo diferentes e que por sua vez comparássemos os diferentes trabalhos desenvolvidos pelos responsáveis de ambas as escolas. Ainda para esta última semana do segundo período temos já agendadas duas visitas, uma ao centro de Azaruja e outra ao centro CADIN.
Para além destas visitas fizemos algumas entrevistas, nomeadamente à professora Isabel, a professora do Filipe, que é o menino autista da nossa escola, também à Dona Maria do Rosário, a funcionária que o acompanha durante o intervalo e nas horas de almoço e ainda a tivemos a oportunidade de acompanhar o Filipe durante uma aula de apoio e aproveitámos o momento para lhe fazer algumas perguntas às quais ele respondeu com grande simpatia e entusiasmo.
Neste período realizámos também um extensivo trabalho de pesquisa acerca de tudo o que está relacionado com o autismo e começámos também a planear a nossa apresentação final, incluindo a conferência que iremos realizar tanto para os adultos como para os mais pequenos. Em relaçao à planificaçao, esta sofreu algumas alterações no que diz respeito às datas das entrevistas e não chegámos a visitar um menino autista, sobre o qual pretendemos conhecer o seu dia-a-dia, nem os Gabinetes de Ajuda ao Autismo em Évora. Apesar de não ter havido oportunidade para o fazer neste período isto fará desde já parte dos objectivos a atingir no inicio do terceiro período.
Ao longo deste período marcámos diversas visitas em diferentes sítios(escolas e centros) para que pudéssemos comparar as condições e equipamentos destes, para obtermos várias opiniões e testemunhos e ainda estabelcermos contacto directo com esta realidade.Começámos por visitar a escola de Vila Boim onde nos disponibilizaram toda a atenção possível e onde fomos bastante bem recebidas. Ao entrarmos na sala “TEACCH” deparámo-nos com um mundo totalmente diferente do nosso, um mundo marcado por regras e rotinas. Relativamente à estrutura desta, ela é constituída por vários gabinetes individuais (cada menino possui o seu próprio gabinete) e por espaços colectivos onde eles realizam as actividades de grupo. Durante o tempo que lá passámos tivemos o prazer de assistir a algumas dessas actividades e estivemos à conversa com as duas educadoras que nos esclareceram em relação a algumas questões sobre o autismo e nos falaram sobre as suas experiências neste ramo. Dias mais tarde deslocámo-nos até à escola da Malagueira onde fomos igualmente bem recebidas tanto pelos professores como pelos funcionários e onde contactámos com dois dos meninos autistas que a frequentam. Era notório a diferença do grau de autismo que estes possuem em relação aos meninos autistas da escola de Vila Boim. Enquanto que em Vila Boim só um dos meninos falava, na Malagueira ambos falavam e para além disso aprendem a ler e a escrever como todos os outros meninos.
Estas duas visitas foram bastante produtivas para o nosso trabalho pois permitiram que contactássemos com diferentes crianças com graus de autismo diferentes e que por sua vez comparássemos os diferentes trabalhos desenvolvidos pelos responsáveis de ambas as escolas. Ainda para esta última semana do segundo período temos já agendadas duas visitas, uma ao centro de Azaruja e outra ao centro CADIN.
Para além destas visitas fizemos algumas entrevistas, nomeadamente à professora Isabel, a professora do Filipe, que é o menino autista da nossa escola, também à Dona Maria do Rosário, a funcionária que o acompanha durante o intervalo e nas horas de almoço e ainda a tivemos a oportunidade de acompanhar o Filipe durante uma aula de apoio e aproveitámos o momento para lhe fazer algumas perguntas às quais ele respondeu com grande simpatia e entusiasmo.
Neste período realizámos também um extensivo trabalho de pesquisa acerca de tudo o que está relacionado com o autismo e começámos também a planear a nossa apresentação final, incluindo a conferência que iremos realizar tanto para os adultos como para os mais pequenos. Em relaçao à planificaçao, esta sofreu algumas alterações no que diz respeito às datas das entrevistas e não chegámos a visitar um menino autista, sobre o qual pretendemos conhecer o seu dia-a-dia, nem os Gabinetes de Ajuda ao Autismo em Évora. Apesar de não ter havido oportunidade para o fazer neste período isto fará desde já parte dos objectivos a atingir no inicio do terceiro período.
Este período foi bastante trabalhoso e tivemos alguns obstáculos pelo caminho, uma vez que nem sempre foi possível ir a todos os sítios devido a problemas de transporte e aos nosso horários que por vezes não são compatíveis com os destes meninos pois eles têm rotinas que nao poderão de modo algum ser quebradas e tudo está contado até ao mais pequeno pormenor e torna-se complicado consiliar as duas coisas, mas todo o esforço valeu a pena principalmente pelas experiências únicas e pelos conhecimentos que adquiridos que nunca mais esqueceremos. Assim pretendemos, no final deste ano lectivo, partilhar tudo isto com os outros e faze-los perceber que os autistas precisam de nós, do nosso apoio e da nossa compreensão. Não custa viver, custa é saber viver, e temos que admitir que por vezes nós não damos valor à vida que temos...
Aproveito para agradeçar a todas as pessoas que de alguma forma têm contribuído para a realização deste trabalho.
Beijinhos e boas férias! No próximo período estarei de volta ^^
Sem comentários:
Enviar um comentário