domingo, 16 de novembro de 2008

Pequena pausa...

Lamento imenso informar mas chegou a altura de fazer uma pequena pausa no que diz respeito às actualizações semanais do blog. A partir de agora não será necessário realizar a postagem da semana, uma vez que estaríamos sempre a dizer as mesmas coisas e é fundamental que nos dediquemos a 100% a outros aspectos de maior importância que permitiram o progresso e o desenvolvimento do nosso trabalho. Neste ultimo post do mês aproveito também para deixar as ultimas novidades: através da professora da disciplina soubemos da existência da escola de Vila Boim e do modelo de apoio que têm desenvolvido para meninos com necessidades especiais associadas a esta deficiência. Depois de realizarmos algumas pesquisas sobre este assunto pensamos que seria importante contactar com a equipa responsável e fazer uma visitinha à escola, de modo a perceber todo o funcionamento das actividades dentro do grupo. Decidimos, então enviar um e-mail, no qual pedimos permissão para realizar esta visita, mas até ao momento não obtivemos qualquer tipo de resposta. Para além disto surgiram já algumas ideias para dar início ao vídeo de divulgação do nosso projecto e espero que este sensibilize toda a comunidade escolar. Por agora é tudo e voltarei em Dezembro com ‘montes’ de novidades (espero eu!) para vos dar!

Beijinhos* Até breve (:

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

“Francisco” *.*

Mais uma semaninha que passou... novos contactos e novas ideias tornaram esta semana cheia de emoções e de entusiasmo. Recebemos, por fim, resposta de uma das famílias com que tínhamos tentado contactar através do nosso blog. Ao longo da semana mantivemos contacto com essa família, trocamos alguns e-mails e telefonemas e ao saber que tinham um filho autista , o Francisco, propusemos-lhes um encontro num local entre Caminha e o Redondo, mas como ele tem rotinas que não podem de todo ser quebradas (devido à reacção que o menino poderia vir a ter) torna-se impossível tal deslocação por parte da família. Esta família mostrou-se bastante atenciosa e prestável o que nos deixou com imensa vontade de conhece-la pessoalmente e acompanhar um dia da vida do Francisco. Embora a longa distância não permita este encontro, vamos continuar a estabelecer contacto com a família e penso que será uma mais valia para o nosso projecto.
Ainda durante esta semana a professora recordou que era necessário elaborar um cartaz apelativo ao tema de cada grupo de modo a divulgar o projecto que será construído ao longo do ano. Posto isto, o nosso grupo propôs a ideia de em vez de a divulgação do trabalho ser feita em suporte de papel ser feita através de um vídeo que passaria na tv da nossa escola, o que seria uma ideia diferente e mais interactiva. A professora achou uma óptima ideia e de seguida fomos falar com o conselho executivo que nos deu autorização para o fazer.
Ao nível do blog continuamos a realizar a postagem da semana e a receber comentários essenciais na troca de opiniões. Não deixem de nos fazer uma visitinha em http://omundodoautismo.blogs.sapo.pt/! E para aqueles que tiverem maior interesse e curiosidade deixo também o blog do Francisco ---> http://franciscocastro.blogs.sapo.pt/.

domingo, 9 de novembro de 2008

Mão amiga!

No decorrer desta semana demos continuidade ao processo de pesquisa, através do qual vai surgindo um vasto leque de informações e de ideias que permitem toda a evolução do nosso projecto. Em relação à planificação do trabalho ainda não está concluída e tem sofrido algumas mudanças, mas em breve ficará pronta. O blog que criámos na semana anterior, com o propósito de promover o nosso trabalho e que iremos construir ao longo do ano, tem sido meio de contacto e troca de informação entre pessoas ligadas ao 'mundo' do autismo. Estas pessoas têm disponibilizado a sua cooperação e incentivam-nos na realizaçao deste projecto. A última proposta de ajuda que recebemos foi de uma professora que já exerceu a sua profissão com meninos autistas, penso que toda esta ajuda e todos estes testemunhos reais seriam bastantes enriquecedores e uma mais valia para o nosso trabalho.
É bom saber que podemos contar com o apoio e boa vontade dos outros...

*Um grande beijinho e um muito obrigado a todos aqueles que se têm mostrado tão prestáveis e disponíveis! (=